
Término do período de preenchimento do Censo 2021
Não está prevista a prorrogação do cronograma. É preciso que a IES feche o Censo até o dia 19 de agosto de 2022.
A IES que não tiver finalizado o preenchimento do Censo 2021, com o fechamento de TODOS os módulos do Censup, será notificada por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) entre os dias 22 e 26 de agosto (art. 14 da Portaria nº 53, de 22 de fevereiro de 2022).
ATENÇÃO:
Vale lembrar que se a IES reabrir qualquer um dos módulos para ajuste do dado declarado, é preciso fechar novamente até o dia 19 de agosto.
Justificativa para o não preenchimento do Censo de 2021
Se sua IES não possuiu alunos formados no ano letivo de 2021 OU se ao final do ano letivo de 2021 sua IES não possuía alunos com situação de “Cursando” ou “Matrícula trancada”, solicitamos, por gentileza, preencher o formulário de justificativa (anexo) e nos encaminhar por meio do e-mail censosuperior@inep.gov.br.
A declaração de dados para o Censo da Educação Superior é obrigatória para todas as instituições de educação superior, conforme o art. 4º do Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre o censo anual da educação.
O não preenchimento completo do Censo impede realizar diagnósticos e acompanhar a série histórica das informações estatísticas da educação superior, prejudicando o cálculo de indicadores de IES e de cursos, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o IGC (Índice Geral de Cursos), e o Aluno Equivalente, além de acarretar a suspensão das IES aos programas Fies, Prouni, e de bolsas da CAPES, e de serem impossibilitadas da expedição de atos regulatórios de credenciamento e recredenciamento, e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como suas respectivas modificações.
Caso seja necessário cadastrar um novo recenseador institucional para a sua IES, ou atualizar o cadastro do recenseador anterior, para finalizar o preenchimento do Censo 2021, recomendamos consultar os Comunicados 9 e 10, além do Manual do Usuário, disponíveis na página do Censo no Portal do Inep.
Fonte: INEP